segunda-feira, 18 de junho de 2012

Aprenda o real sentido da palavra "Render" e a diferença entre os estilos PR e NPR.


O que significa "Renderizar"? Qual a diferença entre ilustrações PR e NPR? 

No mundo de ilustradores profissionais, incluindo a ilustração de arquitetura, nos deparamos frequentemente com os termos PR e NPR. É evidente que não há quem nasça sabendo o que estas siglas significam e nós, do ArqManiaco, estamos aqui para esclarecer e sanar dúvidas que constantemente levam a constatações errôneas sobre ilustrações no geral.

Devido à popularização extrema dos programas renderizadores foto-realísticos, erroneamente os usuários mais inexperientes tendem a dizer que uma imagem renderizada tem deve "parecer com foto". Esta informação está equivocada, e para provar isto vamos ver a definição da palavra "Render" ou "Renderização".

Render, em inglês e curtas palavras, significa processar qualquer tipo de imagem que possa ser mostrada para outro ser, ou seja, Renderizar nada mais é do que retirar uma imagem que está em sua cabeça e concretizá-la em algum meio que possa ser visto por outros. Tendo este conceito em mente, podemos perceber então que renderizar na verdade tem um significado mais amplo do que a maioria pensa.

Por exemplo, um desenhista profissional utilizando um mero lápis 2B pode renderizar a imagem que ele quiser, afinal de contas, ele está colocando no papel para outros enxergarem a sua visão de alguma coisa, ele está representando o que quer que seja ali naquele pedaço de papel. Deu pra entender?


Agora que vocês, leitores, já descobriram a definição da palavra "Render" ou "Renderização", você estão aptos a aprenderem o que é significa os poucos falados, porém importantes termos "PR" e "NPR".
Estes dois termos se referem a dois tipos principais de estilos de representação gráfica e são siglas em Inglês. Vamos aos significados:


PR: Photorealistic Rendering (Render Foto realístico)

Este estilo de representação tem como objetivo imitar o máximo possível a realidade com que os olhos humanos enxergam o mundo. É aqui que se tem como meta processar a imagem de tal forma que ela esteja similar a uma fotografia comum. Este é o gênero que foi popularizado entre os profissionais e pseudo-profissionais das áreas de Arquitetura, Design de Interiores, Engenharias, entre outros. Digo pseudo-profissionais, pois a grande maioria não tem conhecimento suficiente nem empenho suficiente para estudar os aplicativos capazes de produzir ilustrações PR. Fazer uma ilustração PR não é simplesmente “Apertar um botão”. Tenham isso em mente, para se chegar num resultado que imite 100% a realidade exige muito estudo e dedicação.

NPR: Non-Photorealistic Rendering (Render Não-foto realístico)

Este estilo de representação tem como objetivo ilustrar as imagens de forma a expressar artisticamente as características que definem o projeto. As ilustrações em NPR faz-nos lembrar de perspectivas desenhadas a mão, coloridas com marcadores ou aquarela. Superfluamente podemos tratar o NPR como uma maneira “mais artística” de se representar um projeto. O erro da maioria é pensar que o NPR tem menor valor que o PR, e pior ainda, é pensar que uma imagem NPR tem menos tempo de trabalho gasto e esforço do que uma imagem PR. Quem diz isso obviamente não conhece a fundo o assunto o qual está conversando. Uma imagem NPR pode demorar menos, o mesmo ou até mais tempo para ser finalizada em relação a uma imagem PR.


Comparação entre ilustração PR e NPR
de um mesmo projeto
Ao lado trouxe uma imagem realizada por mim, André Thomé Barbosa, comparando os dois estilos de representação. 

Ambas as imagens foram geradas a partir do mesmo projeto, de minha autoria, com uma sutil mudança de projeto entre uma imagem ou outra, sutil o suficiente para não fazer diferença na hora de julgar qual o estilo de ilustração você prefere. 

Vamos fazer algo interessante? Que tal você, leitor, votar nos comentários a imagem que você acredita ilustrar satisfatoriamente o projeto? Participe e se quiser expresse sua opinião sobre sua escolha.





Espero que este artigo tenha esclarecido suas dúvidas e que os ajudem a não cometer mais erros quando estiverem comentando sobre algum tipo de ilustração. Nunca devemos esquecer que informação é muito importante e que devemos estudar a fundo tudo o que fazemos, para desta forma produzirmos os melhores resultados possíveis. O mercado de imagens tem que ser tratado profissionalmente e não com amadorismo, só assim conseguiremos valorizar a profissão.

Se gostaram do artigo não se esqueçam de compartilhar com os colegas, afinal de contas, compartilhando informação nosso mundo cresce e melhora!
Um grande abraço do ArqManiaco e até a próxima.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...